Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
O que o Sr. pensa sobre a possibilidade de ter havido água em Marte? Concorda? Isso de alguma forma muda alguma concepção que temos sobre o Universo? Será que se isso for comprovado, a existência de água pode se mostrar algo muito mais comum no universo?
É bem possível que tenha havido água líquida em Marte mesmo. Parece que gelo e vapor tem. Isso não muda nada na concepção do Universo. Vênus também tem vapor d'água. Há luas de Júpiter e Saturno que tem. A água existe como gás no espaço sideral e em várias nebulosas. O Sol tem água. Deve ser a substância mais comum, depois do hidrogênio, do hélio e do oxigênio. Além da água há também moléculas de metano e gás carbônico. Muito mais do que ferro, que é o principal componente da Terra, depois oxigênio, alumínio, níquel, silício, magnésio, nitrogênio e traços dos outros. A maior parte do oxigênio da Terra está nas rochas, como silicatos e óxidos. Há muita água no interior da Terra também. Aliás, mais do que nos oceanos. Na verdade a água dos oceanos veio do interior da Terra, expelida pelos vulcões e depois precipitada como chuva até encher os oceanos. Em Marte deve ter sido igual, mas a gravidade pequena de lá não prende uma atmosfera que impeça a evaporação dos mares e o escape para o espaço dessa água. A vida que conhecemos depende da água e pode ter surgido em Marte também. Em Vênus é improvável, porque é muito quente. Mais quente que Mercúrio, por causa do efeito estufa de lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário