Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Qualquer um que tenha a mínima noção de método científico sabe que só há ciencia sobre aquilo que pode ser falseado. Tendo isso em mente, alguém pode me apontar como se falseia a hipótese de um evento sem causa, uma vez que a ciência pressupõe a causalidade (na 3ª lei de Newton, por exemplo)?
A ciência não pressupõe a causalidade nem o falseamento é um critério absoluto de cientificidade. A terceira lei de newton se refere a interações entre sistemas físicos. Nem todo evento é uma interação. A existência de eventos fortuitos é uma constatação experimental. O falseamento em questão seria da pressuposição de que todo evento tenha uma causa. Isso só seria uma lei científica se não conseguisse ser falseada. Ora, mas isso é o que mais acontece. Causa só é uma ocorrência corriqueira nos eventos macroscópicos. Nos microscópicos há miríades incausados, como há causados também. Então não se pode dizer que todo evento seja um efeito, se há os que não sejam. Não existe nenhuma proposta de lei que afirme que todo evento não possua causa, para ser falseada. Dizer que há eventos que são efeitos e outros que não, não é uma lei, no sentido físico. A lei que é falsa é dizer que todo evento seja um efeito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário