Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Sabemos que não podemos dar por certo, algo que consideramos ser verdadeiro; isto é, ter certeza de algo. No entanto, é possível demonstrar filosoficamente que nenhum conhecimento é certo (no sentido de verdade absoluta)?
Não. A consideração de que não se tem a posse garantida da verdade em relação a tudo que se considere é de ordem metodológica, isto é, trata-se de um critério operacional e não de um fato essencial. Não há como provar que a verdade seja inacessível. O que se tem é, em cada caso, uma grande dificuldade de se provar que se esteja de posse garantida da verdade. Mas isso pode acontecer, especialmente em casos mais simples e diretos. O que não é possível é a generalização. Eu posso dizer que tenho certeza de estar vivo no momento, com grande confiança. Mas já não posso ter a mesma confiança em afirmar que um dia morrerei, já que nem todos humanos que nasceram já morreram.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário