Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Você acha que buscar lógica em tudo é uma coisa boa ou ruim? Acha que tem coisas que "são assim pq são e pronto"? Se possível, explique. (pergunta geral - e eu sei a respostas de alguns, mas agradeceria se pudessem responder ainda sim.)
Lógica é uma disciplina do raciocínio. É uma arte, digamos. É uma prescrição para bem pensar. A natureza e a sociedade, contudo, não são lógicas. Pelo menos não precisam ser. Há casos em que sejam, mas isso não é uma exigência. Portanto, o objetivo das ciências naturais e sociais é descobrir o funcionamento do mundo e propor um modelo explicativo para ele. Esse modelo não precisa ser lógico. O que tem que buscar é ser, o máximo possível, verdadeiro. Isto é, fornecer previsões confirmadas pela realidade do mundo. Outro ponto é que as explicações buscam responder às questões, "como?" e "por que?". A pergunta "para que?" não faz parte do escopo da ciência. "Como?" é mais fácil de responder e é o que mais a ciência se ocupa. "Por que?" já é mais difícil e há quem considere que não seja objeto da ciência. Mas é. Em geral a razão se coloca em outro fenômeno e assim vai até que se chegue aos fenômenos básicos, dos quais se ocupa a Física. Então se esbarra em uma parede vazia. Ou seja. não há razão para que o comportamento básico da natureza seja como é e não de outra forma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário