sexta-feira, 11 de abril de 2014

Professor, como foi na primeira vez em que você quis entrar para a faculdade, no que diz respeito a preparação para o vestibular? Qual é a sua dica de estudos?

Quando eu entrei para a faculdade, em 1968, cada curso tinha o seu vestibular separado e as provas eram todas abertas apenas. No caso do meu curso, Matemática, só tinha prova de matemática, português e física. Eu não estudei especialmente para o vestibular, Apenas recordei, em uns três meses, a matéria do científico. Não existiam cursinhos. Estudei sozinho. Mas eu sempre fui um ótimo aluno na escola, de modo que eu já sabia quase tudo. Meu conselho é sempre estudar para saber e não para nenhum exame. Sabendo a matéria, o que cair, em qualquer exame, do tipo que for, a pessoa resolve. Inclusive eu nunca fui de resolver muitos exercícios. Me concentrava mais na teoria, nos conceitos, em seu entendimento, especialmente nas restrições de sua aplicabilidade. E, principalmente, em física e matemática, em saber deduzir fórmulas, inclusive inéditas. Isso é extremamente importante. Na solução de problemas, jamais resolva-os numericamente. Sempre com letras, substituindo os números só depois de achar a expressão do resultado. Tem gente que, em português, acha que gramática não é importante, basta treinar redação. Eu discordo. Acho que gramática é importante sim e sempre me dediquei a estudá-la.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails