Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Professor, como foi na primeira vez em que você quis entrar para a faculdade, no que diz respeito a preparação para o vestibular? Qual é a sua dica de estudos?
Quando eu entrei para a faculdade, em 1968, cada curso tinha o seu vestibular separado e as provas eram todas abertas apenas. No caso do meu curso, Matemática, só tinha prova de matemática, português e física. Eu não estudei especialmente para o vestibular, Apenas recordei, em uns três meses, a matéria do científico. Não existiam cursinhos. Estudei sozinho. Mas eu sempre fui um ótimo aluno na escola, de modo que eu já sabia quase tudo. Meu conselho é sempre estudar para saber e não para nenhum exame. Sabendo a matéria, o que cair, em qualquer exame, do tipo que for, a pessoa resolve. Inclusive eu nunca fui de resolver muitos exercícios. Me concentrava mais na teoria, nos conceitos, em seu entendimento, especialmente nas restrições de sua aplicabilidade. E, principalmente, em física e matemática, em saber deduzir fórmulas, inclusive inéditas. Isso é extremamente importante. Na solução de problemas, jamais resolva-os numericamente. Sempre com letras, substituindo os números só depois de achar a expressão do resultado. Tem gente que, em português, acha que gramática não é importante, basta treinar redação. Eu discordo. Acho que gramática é importante sim e sempre me dediquei a estudá-la.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário