Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Se a origem do universo é o Big Bang, responda: O que explodiu? Como Explodiu? E como surgiram os elementos que explodiram? Resumindo: Qual seria a causa primeira do universo?
O Big Bang não é a origem do Universo e sim o início de sua expansão. Essa expansão é do espaço e aconteceu no espaço que já existia e era preenchido com o conteúdo que ainda existe. Só que, então, era campo puro, sem matéria e nem radiação. Não há, ainda, uma explicação para o surgimento do conteúdo. Possivelmente ele surgiu logo antes do seu espaço começar a se expandir. Isso não precisa ter uma causa. Uma vez que não existia nada, também não existia nenhuma lei física para descrever o comportamento do que não existia. Portanto não seria preciso que fosse verificada a conservação de grandeza nenhuma, como energia, por exemplo. Mas, pode até ser que tenha havido a conservação, se o total atual de energia do Universo for nulo. Por outro lado, o Big Bang não foi uma explosão. Uma explosão é um lançamento de conteúdo para um espaço circundante. Não havia espaço circundante. O que aconteceu foi um súbito inchamento do próprio espaço, afastando os lugares uns dos outros, sem que o conteúdo saísse do lugar. Da mesma forma, o mecanismo da expansão do espaço, que hoje é chamado de "Energia Escura", ainda não é compreendido. O que não significa que não o será, algum dia. E também não significa que se deva apelar para explicações extrínsecas ao Universo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário