Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
A generosidade, continua sendo real, mesmo quando o que motiva o homem são razões bastante pessoais e egoícas, ao ser bom? O bom moral, antevém da ética neste contexto? Ás
Sim, um ato generoso continua generoso, mesmo que movido por razões egoístas. Todavia, já há um grão de altruísmo nele. Então, se tal tipo de comportamento for persistente, o verdadeiro altruísmo pode vir à tona e modificar a pessoa. Há que se diferenciar o bem moral do bem ético. Este advém de uma reflexão filosófica, aquele da adequação ao estabelecido pelo grupamento humano a que se pertença circunstancialmente. Idealmente o bem moral deveria ser conforme ao bem ético, mas nem sempre o é. Um dos mais nobres esforços é, justamente, o de fazer que a moral seja sempre ética. Do mesmo modo que a política e a justiça, que nem sempre é justa, mas se for ética, sempre o será.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário