Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Qual o seu posicionamento em relação ao atrito entre a ideia de determinismo cultural e a de que há uma influência biológica no comportamento social?
Não aceito o determinismo cultural. Considero que o comportamento social decorre dos comportamentos psicológicos individuais e que o comportamento psicológico deriva da fisiologia e anatomia do cérebro, bem como da interação do organismo com o meio. Em suma, sou um reducionista. Só que eu considero que o reducionismo não seja linear, admitindo retroalimentação, termos produto, quadráticos e outros, inclusive fatores matematicamente transcendentes. Com isso o reducionismo abarca, também, o que se denomina "holismo", bem como "emergências", ou seja, os níveis mais elevados da realidade sempre são calcados nos níveis mais baixos, mesmo que o resultando não seja na base de "somas". Em outras palavras a política e a economia decorrem da sociologia, que decorre da psicologia, que decorre da biologia, que decorre da química, que decorre da física. Isto é, as flutuações cambiais existem porque elétrons são atraídos por prótons e repelidos por outros elétrons.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário