Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Suponhamos que, por um acidente astronômico, o movimento de rotação da Terra fosse invertido, mas mantivesse a mesma velocidade angular (em módulo) em relação às estrelas. Supondo que o movimento translacional da Terra não fosse alterado e que os relógios atuais fossem mantidos, o dia solar teria?
Teria cerca de 23 horas e 52 minutos. O raciocínio é simples. O dia solar atual é de 24 horas, nas quais a Terra gira de 361° em torno de si. São os 360° de uma volta inteira mais 1º para que ela volte a ter o mesmo ponto apontado para o Sol, uma vez que, enquanto ela dá essa volta inteira, ela dá 1/365 de volta em torno do Sol, no mesmo sentido. Portanto ela se desloca, em sua órbita, aproximadamente um grau por dia. Se ela girasse com a mesma velocidade angular, em sentido oposto, ela voltaria a estar apontada para o Sol um grau antes de fazer a volta inteira, ou seja, tendo girado de 359°. Como um grau é 1/360 da volta e a volta se dá em aproximadamente 24 horas, nesse grau de giro são dispendidas 24/360 horas, isto é, 24*60/360 minutos, ou sejam, 24/6 = 4 minutos, aproximadamente. Então o dia sideral (360°) tem 4 minutos menos do que o dia solar (361°), ou seja, 23h 56min. Girando em sentido oposto ele teria 4 minutos a menos que o dia sideral, isto é 23h56min menos 4min, ou sejam, 23h52min.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário