Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Comunismo e Socialismo nunca deram certo em nenhum lugar. E o engraçado é que quando tentam implantar esses sistemas em um país, e logo veêm que este se transforma em ditadura, os esquerdistas vem com o mesmo papinho de "deturparam Marx".
Para começar, não se teve comunismo em lugar nenhum. O que houve foi socialismo de estado, o que é muito diferente. E não deu certo porque foi imposto de uma forma autocrática, por meio de uma revolução. Assim não dá certo mesmo. No comunismo a posse dos meios de produção e de serviços, bem como do resultado dessa produção e desses serviços é do povo. No socialismo de estado é do governo e o povo é empregado do governo. No comunismo não há empregados. Todos são sócios e, portanto, donos. Quanto a Marx, ele não foi deturpado não. É que a proposta dele é ruim mesmo. Ele fez uma análise econômica adequada à situação da Europa do século XIX, especialmente a Alemanha, a França e a Inglaterra. Mas não a Rússia, por exemplo. E lá é que o marxismo foi transformado em marxismo-leninismo, pior ainda. E mais pior (se é que se pode dizer isso), com o Stalinismo. O comunismo (não marxista) tem que ser atingido por evolução, a partir de uma social-democracia, ao longo da tempo, sem revolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário