Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Digamos que a partir de agora, podemos viajar para o futuro. Então, se podemos viajar para o futuro, quer dizer que existe "destino" ? Todas as nossas ações já estão determinadas ?
Para começar, sempre estamos viajando para o futuro. Todavia é possível se ir ao futuro a diferentes taxas, uns em relação aos outros. Cada um, para si mesmo, sempre avança no tempo à mesma taxa, que é o "tempo próprio". Em relação a outros, porém, pode-se avançar a taxas relativas diferentes, se se estiver com alguma velocidade em relação a esses outros. Como isso só acontece quando se está em referenciais moventes uns em relação aos outros, dentro de cada um, as ocorrências se dão de acordo com todas as leis físicas, especialmente no que diz respeito à acausalidade e à indeterminação, que fazem com que o conceito de "destino" não exista. Ou seja, a sequência de eventos que serão vivenciadas por cada um, em seu referencial, não é previamente estabelecida, mas vai se sucedendo de acordo com as interveniências da vizinhança, o acaso e as coincidências. Pode ser que essas pessoas venham a se colocar em um mesmo ponto do espaço-tempo, isto é, venha a estar, num mesmo momento futuro, no mesmo lugar. Então se poderá ver que o intervalo de tempo decorrido para uma, desde o encontro anterior, poderá ser diferente do decorrido para a outra, isto é, uma delas envelheceu mais do que a outra. Isso, absolutamente, não significa que os eventos que serão vivenciados por aquela que chegou nesse futuro em menos tempo já estariam previstos como seriam. Veja isto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário