Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Então no comunismo as pessoas fariam só o básico para não serem "admoestados", não se esforçariam mais. Vc já estudou microeconomia e macroeconomia? Verás que o comunismo é equivalente ao moto perpetuo da física.
Claro que não. Essa é uma concepção do comunismo como vista pela ótica de quem seja capitalista. Geralmente essas pessoas não concebem que o comunismo seja, principalmente, uma mudança de cosmovisão. Quem vê o mundo pela visão comunista, absolutamente, não vai fazer o mínimo e sim fazer o máximo que puder, para que o incremento do bem do mundo seja o maior possível. As pessoas comunistas vão querer é que todo mundo seja rico e isso só vai acontecer se todos se esforçarem, uns pelo enriquecimento dos outros. Da forma mais racional possível, que é por meio do compartilhamento e da renúncia ao individualismo. As pessoas, no comunismo, deixam de ser competitivas e passam a ser colaborativas. Deixam de ser egoístas e passam a ser altruístas. Deixam de ser gananciosas e passam a ser generosas. Deixam de ser preguiçosas e passam a ser diligentes. Isso se alcança por meio da educação, a ser levada com persistência por gerações a fio. Comunismo não é moto perpétuo, pois moto perpétuo não existe. Todo esforço consome energia. Mas energia não precisa ser algo comprado. Pode ser algo doado. Isso é que é o comunismo. Uma economia de doações. Sem pretensão de retribuição. Não é troca, é doação. De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade. Isso é que é uma sociedade ideal, harmônica, fraterna, solidária, livre, igualitária, próspera e aprazível. O comunismo é o paraíso na Terra, mormente se for inteiramente anárquico. É um mundo de pessoas virtuosas, em que o crime, a falsidade, o logro, a esperteza, a dissimulação, a maldade, a crueldade e todo esse tipo de coisas não existe. Não existe porque ninguém quer cometer. E ninguém quer cometer porque todos têm tudo o que querem de graça. Nada é de ninguém, mas tudo é de todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário