Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Professor, mesmo que as galáxias não se movam com a expansão, elas possuem energia cinética (desconsiderando seus afastamentos cinemáticos)? Pergunto isso pois em um universo hiperbólico, a energia líquida global é positiva, isto é, há mais energia cinética que gravitacional.
Sim, pois elas, na sua maioria, estão girando, isto é, suas estrelas, planetas, gases e poeira têm movimento em relação a seu centro. Quando são elípticas também podem girar e podem estar se expandindo ou contraindo. Isso lhes dá energia cinética, e bastante. Sem contar que a energia térmica também é positiva. E tem a energia da massa de repouso da matéria visível e da matéria escura. Esta também gira com a galáxia. Quanto ao campo denominado "energia escura", sua energia também é positiva. A energia dos fótons é positiva também. Não há energia eletrostática, porque a matéria, como um todo, é neutra. A única energia negativa é a gravitacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário