Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Toda regra quebrada no dia a dia é uma forma de corrupção? E o descumprimento delas pode ser considerado um desvio, perversão similar ao que os políticos fazem?
Não. Se se quebra a regra, justamente, porque ela é má, provoca prejuízo geral, sofrimento ou o que seja de ruim, então é preciso quebrá-la mesmo, para mostrar que tem que ser revogada. Há muitas regras, normas e leis assim. Elas foram estabelecidas pelos detentores do poder de então, para benefício próprio, em detrimento do bem geral. É preciso desobedecê-las mesmo. Um desvio pode ser um bem. Mas quando a desobediência de uma regra, norma ou lei que existe para promover o bem geral, a justiça, a equidade, acontece por uma questão de preguiça, de desonestidade, de crueldade, de cobiça, de ganância, de vingança, de inveja, de ódio ou outra razão indesculpável e ilegítima, então sim, esse descumprimento é uma perversão e precisa ser coibido por meio de alguma punição a quem o faça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário