Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 14 de agosto de 2018
Respeito muito o Sr., mas penso que és uma pessoa religiosa no sentido messiânico. O Sr. milita para que o Ateísmo se torne o único pensamento religioso do mundo. Isso é proselitismo religioso! O Sr. acredita que o mundo se tornará um paraíso se todos o seguirem. A ciência também tem seus dogmas!
Sim. Sou um proselitista ateísta. Mas não acho que todos tenham que ser ateus. Acho que, sendo ateus, estarão do lado da verdade. E isso eu tenho plena convicção (mas não certeza). Ou seja, Deus não existe. Claro que eu acho que o mundo será muito melhor se for ateísta, anarquista e comunista. Se eu não achasse eu pugnaria por outra ideologia. Isso não é dogma nenhum, pois estou totalmente aberto a mudar meu modo de pensar se convencido de estar errado. A ciência e a filosofia não têm dogmas. Tudo que a ciência e a filosofia dizem é sempre provisório. Essa é a grande qualidade delas, diversamente das religiões. Justamente não se ter certeza de nada que se diz. A dúvida é a ferramenta fundamental da ciência e da filosofia. Não se pode conceber um cientista ou um filósofo que não sejam céticos. É uma questão metodológica. Inclusive tem-se que ser cético em relação ao próprio ceticismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário