Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Professor, esse texto tenta explicar porque é errado criticar o comportamento de consumo de quem é a favor do comunismo, você concorda com o texto? https://diplomatique.org.br/o-comunismo-nao-e-uma-moral-e-nem-um-estilo-de-vida/#_ftnref7
De fato, comunismo é um sistema "econômico". Um modo de produção e distribuição de bens na sociedade. Não é um sistema político, não é um sistema social, não é um sistema moral, não é um sistema religioso. Portanto não há uma "moral comunista", nem um "regime político comunista", nem uma "organização social comunista". O comunismo também não é "ateu" e nem "teísta". O que acontece é que, onde aconteceu uma revolução com vistas a implantar uma economia comunista, também se estabeleceu, visando esse fim, uma "ditadura do proletariado", bem como uma proclamação do ateísmo como concepção dessa revolução. Mas isso não é algo constitutivamente essencial à concepção de comunismo. Que, aliás, tais revoluções não lograram estabelecer onde se deram. Nesse sentido não há que se tecer nenhuma consideração sobre os hábitos de consumo de quem seja comunista. Tampouco o seu estilo de vida e visão de mundo, exceto no que concerne ao modelo econômico que a sociedade deva se enquadrar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário