Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Bom dia, professor. Poderia me explicar o porquê da classificação de homicidio, roubo, estupro e canibalismo como "tabus" para a sua filosofia?
No meu entendimento, tabu é algo que deve ser vedado fazer. Quem o fizer será descriminado pela sociedade. Homicídio culposo (assassinato), para mim, é algo inteiramente inadmissível, não importa a razão. Quem o fizer tem que ser desprezado como vil e repugnante mesmo. Mas não o homicídio doloso. Roubo, isto é, furto violento e estupro são ações malévolas intencionais completamente inadmissíveis. Canibalismo, pior ainda. Pode haver atenuante, como no caso daqueles sobreviventes do avião que caiu nos Andes que comeram os que morreram para não morrer. Mas eles não mataram para comer. Alguns dizem que estupraram porque a pessoa estava sendo provocante. Mesmo que estivesse, absolutamente não justifica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário