quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O senhor já leu os livros da Doutrina Espírita como O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro Dos Espíritos? Se Sim, Qual a sua opnião sobre os mesmos.

Tenho todos os livros do Allan Kardec em um volume único, editado pela Opus em 1982, com ilustrações a bico de pena de Gustavo Doré e 1308 páginas. Já dei uma olhada, mas não li tudo. Tenho também "O Espiritismo de A a Z", de Geraldo Campetti Sobrinho, editado pela FEB, onde, geralmente, tiro minhas dúvidas a respeito. Minha irmã Bernadete é espírita e vice-presidente de um centro em Belo Horizonte. Um tio de minha ex-mulher, Antônio Plínio da Silva Alvim, era presidente do centro Ramatis (http://www.ramatis.com.br), no Rio de Janeiro, de modo que tenho uma boa noção de espiritismo. O que eu acho é que espíritos não existem, logo não se reencarnam. Portanto o sustentáculo do espiritismo cai todo por terra. No aspecto moral, não gosto da ideia de que se deva fazer o bem para evitar a continuidade do ciclo de samsaras, como também não acho que se deva fazer o bem para se evitar ir para o inferno, como fazem muitos cristãos e muçulmanos. O bem tem um valor intrínseco que deve ser cultivado por si mesmo, sem esperar nenhum tipo de recompensa, sequer a salvação da alma. Todavia aprecio a retidão de vida da maioria dos espíritas, bem como seu trabalho filantrópico. Mas não vejo como o espiritismo possa ser considerado "científico", nem, tampouco, uma denominação cristã, já que não considera que Jesus seja Deus e nem que seu sacrifício na cruz tenha sido redentor. Aliás, o cristianismo repudia veementemente a reencarnação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails