Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Professor, uma coisa sempre me intrigou. No cérebro, se os órgãos dos sentidos são a origem dos sinais, e os neurônios são os transmissores, o que é responsável pelo 'processamento' dos sinais? Onde acontecem os pensamentos? Nos neurônios mesmo? Como?
Sim. Há neurônios para as mais diferentes funções, localizados em partes diferentes do cérebro. Os nervos são feixes de axônios, que levam as mensagens dos órgãos de todos os sentidos (mais de 20 tipos) aos neurônios receptores. O processamento se dá por comunicação entre os neurônios. Ao longo dos dendritos ela se faz por inversão de polaridade da membrana celular e dos dendritos para os axônios, nas sinapses, por transporte de neurotransmissores. Essa teia dançante de recados entre neurônios é que é o "pensamento". Pensamentos podem ser percepções, emoções, raciocínios, comandos, memorizações, evocações, associações, e muitos outros tipos. Há pensamentos inconscientes e conscientes. A passagem de um pensamento inconsciente para consciente é uma "intuição" ou um "lampejo". A Neurociência é um campo fascinante de pesquisa, especialmente porque ainda está em aberto e não se têm todas as respostas. Leia os livros do António Damásio, Steven Pinker, Paul Churchland, Patrícia Churchland, Steven Rose, Joseph LeDoux, Eric Kandel, Thomas Nagel, Daniel Dennett, David Chalmers, Saul Kripke, John Searle, Michel Gazzaniga, Angelo Machado, Suzana Herculano-Houzel e João de Fernandes Teixeira, estes três últimos, brasileiros. Para entrar nessa área é bom fazer medicina e se especializar em neurologia, estudando também, em paralelo, filosofia e psicologia da mente.O Fernandes Teixeira, da UFSCAR, seria um bom orientador para o seu doutorado no assunto. Veja estes sites:
http://www.suzanaherculanohouzel.com/
http://www.filosofiadamente.org/
http://www.cerebronosso.bio.br/o-que-neurocincia/
http://www.youtube.com/watch?v=6KNBO7yGsV8
http://www.youtube.com/watch?v=7s9WLg3XhUE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário