Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 31 de janeiro de 2014
Peço encarecidamente que me ajude com essa questão, será essencial. Estou ponderando estudar psicologia. O bacharelado aqui dura 5 anos e, pelo que vi, dura 3 em diversas universidades no exterior. Cambridge e Oxford, por exemplo. Por que? São melhores e mais eficazes? Qual a diferença?
A diferença, em todos os cursos, no Brasil, é que aqui se exige um conhecimento enciclopédico que não é necessário. Isso a pessoa pode ir adquirindo por conta própria, à medida que vai progredindo na carreira. Essa é uma feição da tradição francesa e alemã, que norteou o estabelecimento das universidades brasileiras, em contraste com o pragmatismo anglo-americano. Acho importante que a pessoa tenha muitos conhecimentos e isso fará um diferencial de competência (mas não só). Todavia não acho que tenha que haver a exigência de uma excelência superlativa. Tanto é que se admite a aprovação nas disciplinas com apenas 60% do conhecimento delas. Acho que seria preferível que o currículo fosse mais enxuto, mas a exigência para aprovação fosse de 80%, por exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário