sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Peço encarecidamente que me ajude com essa questão, será essencial. Estou ponderando estudar psicologia. O bacharelado aqui dura 5 anos e, pelo que vi, dura 3 em diversas universidades no exterior. Cambridge e Oxford, por exemplo. Por que? São melhores e mais eficazes? Qual a diferença?‎

A diferença, em todos os cursos, no Brasil, é que aqui se exige um conhecimento enciclopédico que não é necessário. Isso a pessoa pode ir adquirindo por conta própria, à medida que vai progredindo na carreira. Essa é uma feição da tradição francesa e alemã, que norteou o estabelecimento das universidades brasileiras, em contraste com o pragmatismo anglo-americano. Acho importante que a pessoa tenha muitos conhecimentos e isso fará um diferencial de competência (mas não só). Todavia não acho que tenha que haver a exigência de uma excelência superlativa. Tanto é que se admite a aprovação nas disciplinas com apenas 60% do conhecimento delas. Acho que seria preferível que o currículo fosse mais enxuto, mas a exigência para aprovação fosse de 80%, por exemplo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails