Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de abril de 2014
[...] a ciência tornou-se demasiada técnica e matemática para os filósofos? Wittgenstein declarou certa vez: “A única tarefa que resta à filosofia é a análise da linguagem”. Qual é a sua opinião sobre?
Não acho não. Acho que os filósofos devem se dedicar a entender a ciência, especialmente Física e Biologia. E, é claro, Matemática. É só meter a cara e estudar. Os antigos filósofos também eram cientistas. Há muito na Filosofia que depende de conhecimento científico. Inclusive, para isso, estou escrevendo um livro "Física para Filósofos". Não é desculpa um filósofo dizer que não entende de Física. Estude e entenda, ora bolas. Do mesmo modo que cientistas têm que entender de Filosofia. Têm mesmo. E há muita coisa na Filosofia que requer conhecimento científico, como a Epistemologia, a Psicologia Filosófica, a Metafísica, a Lógica. Tudo isso tem a ver com o comportamento da natureza. Filósofos têm que entender, e não superficialmente, de ciências. Senão não conseguem apreender a realidade. Um curso de Filosofia teria que levar uns oito anos de estudo de graduação. É mais complexo do que Medicina. Quem não for, realmente, bem inteligente e muito dedicado não consegue fazer não.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário