Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 10 de abril de 2014
O que tem de novo na filosofia, ultimamente? Alguma ideia que valha ler? Ou só algumas ideias simples e não muito diferentes dos modelos propostos pelos filósofos mais antigos?
Há problemas de lógica em discussão. Há problemas metafísicos, como o da necessidade de causa, que ainda não estão completamente assentados. Há problemas epistemológicos. Há problemas éticos e morais. Há problemas em estética. Há muito assunto que é objeto de acaloradas discussões. Inclusive velhas questões na interface da filosofia com a religião, como as provas da existência de Deus. Isso, até hoje, é tema de debates, até pela internet. É preciso dispender um bom tempo fuçando pela internet até descobrir algo que se considere interessante. Por exemplo: a imoralidade da poligamia. Ou a estética da música Funk. Ou as lógica multi-dimensionais e difusas. Ou a polialética. Em filosofia política, também há muita discussão sobre a dicotomia direita-esquerda ou outros esquemas muiti-dimensionais. Há uma enorme leque de propostas, inclusive inteiramente inéditas a serem apresentadas em muitas áreas. A questão é que a Academia, em geral, é refratária a essas propostas, uma vez que não se enquadram no que, geralmente, é estudado. Parece que o mais moderno que se discute é Nietzsche. Para mim isso é um total antolhamento de visão filosófica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá ... é muito bom encontrar o seu blog...
È assim, eu sofro de tdah, e além demais sou anarquista, não no sentido mais amplo da palavra, e acho que o meu niilismo pode estar ligado ao meu tdah.
Eu penso, penso, analiso, vejo tantas teorias e tantas pessoas a acreditar em cada uma delas, e chego a acreditar que nenhuma é verdadeira, chego até mesmo a acreditar que nem a minha é verdadeira...
Eu estou certo disso???
isto pode estar ligado ao meu tdah?
por favor deixe a resposta no seu proximo post
Postar um comentário