Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
Ernesto, comecei a ler Bertrand Russell e acho uma delícia cada parágrafo de sua argumentação, porém noto que ele era um entusiasta da Psicanálise, uma pseudociência, como um homem tão científico e filosoficamente acurado como Bertrand Russell caiu nessa?
Tudo tem que ser contextualizado. Quando surgiu, com o Freud, a Psicanálise foi saudada como uma verdadeira ciência, em oposição às considerações psicológicas que incluíam alma. Freud mostrou que o psiquismo é orgânico, é biológico. Isso é que o Russell aplaudia. Mas não percebeu que, a maior parte das teses de Freud eram meros palpites dele. Depois o Jung voltou com a ideia de espírito e, então, a Psicanálise degringolou. Hoje é considerada, mesmo, pseudociência, apesar de haver, ainda, quem a defenda. Pode ser que funcione como terapia. Mas como interpretação epistemológica da mente, está furada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário