Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Boa noite, professor. Por que a grande maioria da direita política insiste em argumentar em diversos momentos, de maneira clichê, que o comunismo nunca funcionou em lugar algum?
Isso é verdade. Mas é porque o comunismo jamais foi aplicado em lugar nenhum. O que aconteceu na União Soviética e seus satélites, bem como na China e em Cuba foi e ainda é, onde persiste, um "Socialismo de Estado", o que é totalmente diferente. Esse socialismo de estado é uma porcaria e não funciona mesmo. Comunismo não pode coexistir com um regime político ditatorial, autocrático, totalitário, oligárquico, como acontece no socialismo de estado. Tem que ser democrático (mesmo e não fingido como aconteceu e acontece nesses países ditos "comunistas"). Ou então, melhor ainda, anárquico, isto é, sem governo. Mas o atingimento da anarquia é outro assunto, mais difícil ainda. O comunismo tem que ser um sistema econômico livre. Sem patrões capitalistas e sem empregados assalariados. Todos são sócios. Não existe distinção entre dono e empregado. Todo trabalhador é dono e todo dono é trabalhador. Não há emprego e nem salário. No caso da economia ser monetária, os trabalhadores-sócios são remunerados pelo lucro da empresa, dividido entre eles (não necessariamente igualmente para todos). O comunismo não se alcança por revolução e sim por evolução. Por meio de reforma gradativas mas firmes, em que o capital vai sendo distribuído pelos trabalhadores. A Social-Democracia, apesar de atribuir ao estado e seu governo muitas atribuições, é uma forma mais eficaz de se atingir o comunismo do que a "Ditadura do Proletariado". Especialmente porque o objetivo do comunismo não é acabar com a burguesia e sim acabar com o proletariado pela transformação de todo empregado em patrão. Mas pretende acabar com a plutocracia e com a aristocracia, onde houver. Porque capitalismo não é haver capital e sim que ele fique nas mãos de alguns que exploram o trabalho de outros que não o detêm. Se o capital for distribuído por todos, não há capitalismo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário