Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
O que você acha das criticas ao agnosticismo ateista ou teista que diz que eles são deturpação do conceito original do Agnosticismo?
Não são não. Agnosticismo significa que se considera que não se pode ter conhecimento a respeito de algo. Em geral se aplica à existência de deuses e espíritos. Quem seja agnóstico considera que não há como saber se existem ou não deuses, almas, anjos, demônios, gênios ou qualquer tipo de elemental. Mas isso não significa que não considere que exista ou que não exista. Então pode haver agnóstico ateísta e agnóstico teísta. Aliás, não há como não ser um deles. Todo mundo que acha que não se pode saber se deuses existem ou não, vai achar que existem ou que não existem. Eu, por exemplo, não sou agnóstico nem gnóstico (aquele que considera que seja certo que deuses existam ou que não existam). Sou um ateu cético, isto é, uma pessoa que acha que seja possível saber se deuses existem ou que não existem, mas que não se sabe e considera que não existam. Se se chegar a se saber, com pleno conhecimento, que existem ou não, então passarei a ser um teísta ou um ateísta gnóstico. Ou um deísta, panteísta, pandeísta ou panenteísta, conforme se fique comprovado que seja a natureza dos deuses (ou do deus único) que se provou que existe.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário