Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Porque um universo que seja plano ou formato de sela tem que ser infinito? claro que poderia existir universo plano finito. Uma folha de papel é plana e finita.
Não poderia existir um Universo plano finito não. Acontece que o Universo é ilimitado. E não existe superfície plana ou aberta, mesmo não plana, que seja ilimitada sem ser infinita. Só superfícies fechadas é que podem ser finitas e ilimitadas (isto é, não possuírem bordas). Este é o caso dos esferóides (dentre os quais a esfera) e os toróides (dentre os quais o toro). Ou então alguma outra forma, como a de uma ampulheta. Poderia, também, ser um cilindro tampado dos dois lados, desde que as tampas se ajustassem suavemente à superfície lateral sem quinas, como uma salsicha. Todavia essas configurações são altamente improváveis, devido à observação de que o Universo seja homogêneo e isotrópico. Assim só restam, dos fechados, a esfera e, dos abertos, o plano e o paraboloide hiperbólico. Estes últimos com extensão infinita. Para que o Universo fosse, por exemplo, um elipsoide de três eixos ele teria que possuir a métrica de Kasner, que requer um acoplamento não mínimo entre a gravitação e o eletromagnetismo que só apareceria se o fóton tivesse massa de repouso, o que não ocorre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário