1. Colocar toda a educação básica em horário integral.
2. Aumentar, e muito, o nível de exigência para aprovação e progressão de série, fazendo o aluno repetir quantas vezes for preciso, até que aprenda e levando para uns 80% o mínimo de exigência para aprovação.
3. Aumentar, e muito, o salário dos professores, para que o magistério pague mais do que a medicina, a advocacia e a engenharia, de modo que as melhores cabeças prefiram ser professores e que os cursos de licenciatura tenham os maiores índices de candidatos por vaga (algo em torno se sete mil reais por mês para os anos iniciais do Ensino Fundamental e uns dez mil reais por mês para os anos finais e o Ensino Médio).
4. Transformar as licenciaturas em especialização dos bacharelados, de modo que todo professor tenha pós-graduação e faça os bacharelados completos.
5. Investir, realmente, um quarto da arrecadação de todos os impostos em educação.
6. Acabar com as escolas particulares.
7. Transformar todas as escolas públicas em federais.
3. Contratar todos os professores em dedicação exclusiva como funcionários do Ministério da Educação que funcionaria como um exército, podendo remanejar o professor para o lugar que estiver mais necessitado.
8. Gerenciar as escolas de modo empresarial, principalmente extinguindo a estabilidade no emprego.
9. Promover avaliação rigorosa dos professores de dois em dois anos, demitindo os que forem insuficientes em duas avaliações sucessivas ou três não sucessivas.
10. Avaliar os professores por seus pares, pelas chefias, pelo governo, pelos alunos, pelos pais de alunos e pelos egressos da escola.
11. Abrir concurso público de provas e títulos para preenchimento das vagas das novas carreiras em que os atuais professores teriam direito de fazer, mesmo sem as exigências de formação.
12. Deixar os professores atuais que não passassem no concurso em um quadro em extinção, com salários menores.
13. Reformular os currículos e os programas das disciplinas para que atendam as verdadeiras necessidades de conhecimentos, habilidades e formação dos estudantes para a vida profissional, social e pessoal.
14. Introduzir as disciplinas de "Religiões" (no plural) e "Ética", com avaliação e reprovação, além de Filosofia, Sociologia e Psicologia (especialmente no aspecto de inter-relacionamento pessoal).
15. Introduzir disciplinas práticas, como marcenaria, eletrotécnica, mecânica, hidráulica, horticultura, corte e costura, culinária, puericultura, finanças, direção de veículos como obrigatória para todos (meninos e meninas).
16. Colocar Educação Física como atividade diária para todos: alunos, professores e funcionarios, durante meia hora, de forma coletiva, mas não como esportes e sim ginástica mesmo. (continua)
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