segunda-feira, 21 de maio de 2018

Por que reconhecer-se (e admitir-se) inteligente é tido como egocentrismo? E elogiar outra pessoa de inteligente não é considerado problemático? Por que é tão mais difícil de reconhecer as próprias qualidades em nós, em virtude de julgamento alheio ou próprio?

Isso é uma questão de convenção social equivocada de que a pessoa não possa reconhecer que possua qualidades, quando as possui. Para mim é um absurdo e eu não acato esse conceito. Digo abertamente que qualidades possuo e que defeitos possuo, sem me gabar e sem me desprezar. Isso é assertividade, isso sim, uma grande virtude que pode e deve ser cultivada. Faz parte da franqueza que também deve ser cultivada ao expressar opinião sobre tudo, o que inclui a própria pessoa e as outras pessoas. Mas tem que ser de modo educado, sem ironia, sem galhofa (ao afirmar que uma pessoa baixa seja baixa, por exemplo). Tudo é uma constatação de verdades que o errado é fingir que não sejam o que são. Essa história de "politicamente correto", para mim, é uma total idiotice.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails