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quarta-feira, 23 de maio de 2018
Por que que os alunos reprovam tanto nas disciplinas de exatas?
Uma primeira razão é que, de fato, a distribuição de tipos de inteligência é menor para o tipo lógico-matemático, exigido no estudo das ciências exatas, no seio da população. Por outro lado, os professores e as professoras da educação infantil não despertam nas crianças o deslumbramento pela matemática que lhes faça querer saber muita matemática. Talvez porque eles mesmos ou elas mesmas não possuam esse deslumbramento. O Ensino de Ciências, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (antigo primário) em geral é dado por quem seja mais versado em Biologia, Isso também vale para os anos finais, exceto em escolas, como no Anglo, onde trabalho, que, mesmo nos anos finais do Ensino Fundamental, a disciplina Ciências Naturais já é desmembrada em Física, Química e Biologia, lecionadas por professores ou professoras específicos. Outro fator é que muitos professores e professoras desenvolvem nos alunos uma ojeriza por Matemática, ao invés de provocar a admiração e o desejo de entender Matemática. Isso é um problema conjuntural do Brasil, que, historicamente, sempre foi um país de bacharéis em Direito, de Literatos e até de Médico, mas muito pouco de Engenheiros. Parece que a aristocracia do tempo do Império considerava Engenharia uma profissão menos digna, uma vez que o engenheiro, amiúde, põe a mão na massa, como um trabalhador. Isso não permitiu a formação de uma massa crítica de pessoas entendidas em Matemática, Física e Química dentro das elites brasileiras, que, afinal de contas, foram as pessoas que deram o tom nos currículos das escolas secundárias, como o antigo Colégio Pedro Segundo.
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