Primeiro: Pretender que a turma fique quieta e passiva assistindo sua aula expositiva. O professor tem é que fazer a turma toda participar, interativamente, trabalhando, andando pela sala, juntamente com o professor, pesquisando, em vários livros, na internet, pelo celular, discutindo uns com os outros. Então o professor cataliza a discussão, perguntando a todos o que encontraram e fazendo a síntese, corrigindo os enganos.
Segundo: Priorizar as aplicações em detrimento do entendimento, da compreensão, da conceituação, da discussão do valor daquele conhecimento. Preocupar com o que cai no ENEM e não e fazer o estudante entender como o mundo funciona. É preciso treinar habilidades e não só passar conhecimentos. Mas passar conhecimentos de modo fundamentado e discutido, deixando os alunos o contestarem.
Terceiro: Omitir-se em relação à formação ética do caráter do aluno e dos demais temas transversais, jamais os abordando, nunca os discutindo. É preciso polemizar, justamente os temas controvertidos, levantar as questões preconceituosas. Discutir os problemas de intolerância. Contrariar as noções comuns absorvidas pelo convívio familiar e social que sejam nocivas ao bem do mundo. Não importa a disciplina que lecione. Todo professor, antes de tudo, um educador.
Leia estes dois artigos:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4538
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4518
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário