Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 3 de julho de 2018
Falseabilidade popperiana é acessória hoje ao método científico atualmente? Ou seja não é o principal mecanismo norteados da ciência.
Sim. É um dos critérios, mas não é essencial. Há situações em que não há como se verificar a falseabilidade mas, mesmo assim, a hipótese pode ser aceita como teoria uma vez que as consequências que dela decorrem são verificadas. Isso, por exemplo, é o que ocorreu com a teoria dos quarks por um bom tempo. Outras propostas de teoria, contudo, mesmo que estejam nessa situação, ainda não são consideradas teoria (e podem nunca vir a ser), como é o caso da proposta de teoria das supercordas (ou a dita "Teoria M"), a proposta de teoria dos Universos Paralelos (cosmológica) ou a dos Muitos Mundos (quântica). A situação epistemologica, então, é mais complexa do que Popper considerava.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário