terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Anarquismo é um sonho doce... mas eu olho para as pessoas ao meu redor e me parece que ainda estamos muito longe de um sistema assim. O que impediria, por exemplo, que gente incompetente quisesse ter voz importante num processo decisório delicado?

Sem dúvida. Atualmente não é possível haver anarquismo no mundo e tão cedo não se conseguirá. O anarquismo requer que todas as pessoas, sem exceção, sejam instruídas, esclarecidas, diligentes, comprometidas, responsáveis, honestas, desprendidas, além de prósperas. Como chegar lá? Educação, educação, educação... Ao longo de dezenas de gerações, cada vez mais aprimoradamente. Mas tem-se que começar já, senão não se chega lá nem em cinco mil anos. E eu gostaria que se chegasse lá apenas em mil anos. Enquanto isto tem que ser promovida uma distribuição cada vez mais equitativa de renda, para que não haja ricos nem pobres, em lugar nenhum do mundo, pois o anarquismo só consegue existir se for no mundo todo. Não é possível haver países isoladamente anarquistas, pois no anarquismo não existem países. Todos os objetivos do anarquismo têm que ser alcançados de forma natural, sem imposição. A propriedade e o dinheiro serão abolidos quando não se fizerem mais necessários, tal o coletivismo e o comunitarismo de todas as atividades. Os governos também se dissolverão espontaneamente, quando se vir que não se fazem necessários. Todos os empreendimentos, inclusive os de grande monta, como ferrovias transcontinentais, ou usinas de energia elétrica, siderúrgicas, tudo, enfim, podem ser levados a frente por comissões "ad hoc", dissolvidas logo a obra fique pronta. Um dos grandes problemas é a criminalidade e o sistema prisional. No anarquismo não há polícia nem cadeia, nem juízes, nem exércitos, nem advogados, porque ninguém faz nada errado. E se fizer? As outras pessoas têm que coibir o infrator, nos raros casos em que isto se der. É um sonho mesmo, mas acho que a humanidade chega lá e essa é a tendência. Outra coisa que atrapalha são as religiões. Elas precisam ser todas abolidas. Mas não se precisa ser ateu, basta não haver religião.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails