domingo, 4 de setembro de 2011

Pagãos realmente criam que os deuses eram reais. Mas apenas as massas. Os hierofantes dos Mistérios deles criam que os Deuses eram apenas símbolos que interpretavam fatos da natureza. E a crença dos estudiosos pagãos de hoje é quase a mesma. [continua]

Logo, o pagão moderno ou neo-pagão simplesmente vê que, sendo os Deuses símbolos, não há pq rejeitar uma crença nisso. Nem pq trocar interpretações por outras, caso afetem pouco na vida cotidiana. Logo, não tem pq virar ateu. Pra q? Pra se auto-afirmar?
Pois o número de fiéis mostra mais uma tendência a crer em autoridades e em coisas externas mais do que na própria experiência e na própria razão interior da pessoa. E isso é mais prejudicial ao saber do que benefício, pois não cria Livres-Pensadores;)

Tem porque virar ateu sim, e não é para se auto-afirmar. Se se tolera a crença em deuses, considerando que são apenas simbólicos, muitas pessoas menos esclarecidas vão achar que são reais, como acontece hoje na Índia com os avatares. Depois, praticar um culto a entidades simbólicas é um tremendo desperdício de energia, dinheiro e tempo. A aceitação racional do ateísmo é a posição mais libertadora e esclarecida. Inclusive sob esse aspecto de que as religiões, mesmo considerando os deuses simbólicos, criam todo um sistema hierárquico que transfere para os sacerdotes a incumbência de pensar pelos fiéis, que apenas lhes seguem as prescrições. Isso é terrível. É preciso por todo mundo para pensar e refletir e não ficar seguindo a cabeça dos outros. O ateísmo é que transforma as pessoas em livre-pensadores. As religiões embotam o raciocínio. São prejudiciais à inteligência. Tomás de Aquino, como toda aquela inteligência, poderia ter adiantado de alguns séculos o racionalismo e o iluminismo se não fosse cabeça dura e distorcesse a filosofia para se adequar à teologia.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails