Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
A fé pode ser algo racional? O que o senhor acha disso? Vejo por aí muitos crentes afirmarem ter uma fé racional em cristo (Isso chega a dar dor no juízo).
De modo nenhum. Fé, por definição, é irracional. Se fosse racional não seria fé, seria um conhecimento verificado, comprovado, testado. É fé, justamente, porque é uma crença sem evidência, sem prova e sem indício. Isso não significa que não possa ser admitida como razoável. Mas razoável e racional são conceitos distintos. Algo é razoável quando é passível de ser admitido como verdadeiro sem incoerência. E algo é racional quando é o resultado da conclusão de um raciocínio comprovado, com base em evidências verificadas. Fé pode ser razoável (depende em que), mas não é racional. Dizer que se tem fé em Cristo significa dizer que se considera que Cristo seja deus. Pode ser que seja, mas isso não advém de nenhuma conclusão racional. É, puramente, uma fé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário