quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Por que é tão doloroso perder a fé? Chegou a passar por este tipo de sofrimento, professor?

Nem sempre é doloroso. Pode até ser um alívio. Será doloroso quando a pessoa considerar que a realidade espiritual, isto é Deus e a sua alma, seja um item de extrema relevância em sua cosmovisão e a constatação de que não passa de uma ilusão se torne uma grande frustração. Então a pessoa pode sentir um vazio de significado para a vida, que lhe causa grande tristeza. Mas, se a pessoa já coloca em outros aspectos o significado de sua vida, sendo a sua crença em Deus e na alma uma consideração periférica, a constatação de que se trata de uma ilusão não a abala muito, e ela pode prosseguir sua vida significativamente sem essa crença. Tal foi o meu caso. Mesmo sendo uma pessoa religiosa, eu colocava o fulcro da minha vida no conhecimento e no serviço à humanidade, especialmente o de difundir o conhecimento. No momento em que concluí que nem Deus nem alma existem, isso, para mim, foi um progresso em meu nível de conhecimento, de modo que não me abalou em minha cosmovisão (que se mudou, decerto) nem no significado que eu dava à minha vida. Em verdade senti-me aliviado por não ter que aceitar como verdade algo que minha razão mostrava ser inconsistente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails