Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Por estarem na mente dos autores são seres metafísicos os personagens de ficção, como em romances (Tristão e Isolda), filmes/histórias de ficção científica (Matrix, X-Men), filmes/histórias de terror (Freddy Krueger, Jason) e etc.?
No meu entendimento, personagens de ficção são seres ou entes imaginários. Não são metafísicos, pois são possibilidades concretas, como os unicórnios. Poderiam existir como seres concretos. Uma ideia, como a de beleza é metafísica, pois beleza não é algo que exista substancialmente. Todos os valores são conceitos metafísicos. O conceito de ser é metafísico, mas os seres, eles mesmos, não são, mesmo que não existam. Já o conceito de existência é metafísico. Já um círculo quadrado nem sequer é um ser nem uma entidade, pois é impossível de existir. Nem Deus poderia desenhá-lo, se existisse e fosse onipotente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário