quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Professor, você diz não se esquecer do que estuda. Isso é realmente possível? Me parece que quanto mais estudo mais esqueço do que já estudei...

Isso se dá em nível abrangente e global, mas não em todos os pormenores. Mas eu sempre sei em que referência buscar aquele detalhe que está faltando. Lembro-me de tudo o que estudei, desde o curso primário, sem problema. Talvez porque eu tenha grande fascinação por conhecimento e aquisição de habilidades cognitivas. Isso me dá um imenso prazer, dai a minha satisfação em estudar. Mas eu sempre gostei de estudar o que não era dado nas aulas. O assunto das aulas, só de prestar atenção nelas (e eu o fazia bem ativamente, com muito questionamento aos professores) já era suficiente para eu me dar bem nas provas. Meu filho também era assim. Ele ficava na carteira do fundo só olhando e não perguntava nada. Também não estudava nada para as provas. Na hora ele fechava os olhos e assistia as aulas como se fosse um filme e respondia tudo. Não sei explicar a razão, mas acontece. O que eu sugiro, para começar, é a participação ativa nas aulas. Discuta com o professor, conteste, não ligue para pagar mico. Pague todos os micos, mas não saia de nenhuma aula sem ter entendido tudo. Depois tem que rever o assunto em casa no mesmo dia, antes de dormir. Mas é melhor estudar por outro livro que faça uma abordagem diferente da do professor. Assim se entende melhor. Não precisa responder todas as questões e resolver todos os problemas. Mas leia todas. Se vir que sabe fazer, passe para frente. Faça as que acha que não sabe e pesquise para responder. Mas não estude em grupo, a não ser para ensinar aos outros. Aprender tem que ser sozinho, desde que já tenha entendido, na aula. Quanto ao que estiver estudando por conta própria, sem aula, primeiro leia direto tudo. Depois leia de novo vendo se entendeu cada frase, anotando na margem os significados, fazendo observações sublinhando o livro. Faça os exercícios (mas não os problemas). Aí feche o livro e procure escrever o que estudou como se estivesse fazendo uma apostila para os outros aprenderem. Finalmente responda as questões e resolva os problemas. Se puder dar aula do assunto para os outros, melhor ainda. A melhor maneira de aprender é ensinar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails