quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Professor, como leitor assíduo, qual o critério de seleção para "separar o joio do trigo"? O fator "idade do autor" interfere em seu discernimento?

Absolutamente não. Há autores mais velhos muito ruins e mais novos muito bons. Me baseio em dois critérios. O primeiro é se a leitura me prende, me faz ficar lendo até alta madrugada, sem querer parar. Ou seja, no caso de obra de ficção, se o enredo, a trama, o conteúdo sejam cativantes e instigantes. No caso de obra de não ficção, como leio muito, especialmente divulgação científica, o que manda é a capacidade de me cativar o interesse. O segundo critério é a qualidade artística literária. Não gosto de obra rasa, simplória, estilo jornalístico. Gosto de texto elaborado com qualidade primorosa, em termos literários. Por isso é que não leio Paulo Coelho, Harold Robbins, Sidney Sheldon e esses romances fantásticos seriados que estão em voga, com exceção de Tolkien, que, de fato, é um literato. Às vezes leio algum, por curiosidade e para entretenimento. Mas depois deploro o tempo perdido. Em termos de literatura, ainda estou no século XIX.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails