Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Existem mais exemplos de eventos sem causa? Tem como o senhor dar mais exemplos, fora o decaimento radioativo e a emissão de fótons?
Sempre que um sistema nuclear, atômico, subatômico, molecular, cristalino, amorfo ou uma única partícula elementar esteja fora de seu estado fundamental de energia mais baixa, ele fica num estado instável e sujeito a decair para um estado de energia menor, até que chegue no fundamental. Esse decaimento tem como condição o fato do sistema estar excitado, mas não é causado por evento nenhum. O sistema pode continuar indefinidamente excitado ou decair, fortuitamente, a qualquer momento. Certamente que pode, também, ser induzido a decair, como acontece nos lasers e masers, situação em que o decaimento tem uma causa, que também pode ser de outra origem. Em geral, todavia, não tem. O que se conhece sobre a situação é a distribuição de número de eventos de decaimentos em uma coleção de sistemas em função do tempo decorrido desde a excitação. Nunca se pode saber, contudo, quando um particular sistema decairá espontaneamente. Isso acontece miríades de vezes com qualquer sistema durante todo o tempo. Em suma, os eventos incausados são a maioria no Universo. No caso de eventos macroscópicos, de modo geral, eles são efeitos de alguma causa. Como eles são os que se tem acesso à observação direta, erroneamente se concluiu, por indução, que a presença de uma causa fosse necessária para a ocorrência de todo evento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário