Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 23 de março de 2013
Comente livremente a seguinte frase: “Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.” ― Lao Tzu
Lao Tzu (ou Tsé) foi um poeta e seus ditos têm que ser entendidos metaforicamente. Essas coisas que se tem que adicionar todos os dias para obter conhecimento nada mais são que os próprios conhecimentos e não objetos. Se se continuar a ter esse entendimento na segunda parte, ele estaria dizendo que, para se obter sabedoria deve-se abdicar dos conhecimentos. Mais ou menos como Jesus disse que os pobres de espíritos seriam bem-aventurados. Isso eu discordo. Não acho que menos conhecimento implique em maior sabedoria de forma alguma. Pode-se ter muita sabedoria com pouco conhecimento, mas muito conhecimento pode ser acompanhado de muita sabedoria, sem dúvida nenhuma. A interpretação que pode ser válida é que se deva eliminar o apego aos objetos. Isso sim, representa sabedoria. Mas se se tiver esse entendimento para "coisa", no texto, então apegar-se aos objetos não trará conhecimento nenhum. Assim, penso que o dito acima possui uma incoerência intrínseca. Afora isso, gosto muito do que Lao Tzu diz, como consignado no Tao Te Ching.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário