Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 23 de março de 2013
Prof.,conheço uma pessoa excepcionalmente culta por quem tenho muito carinho,porém é muito egocêntrica,manipuladora e oportunista.Você considera essas qualidades negativas como índice de má índole,ainda mais partindo de uma pessoa com notável intelecto?
Ser egocêntrico, manipulador e oportunista é mais do que suficiente para caracterizar uma índole má, sem dúvida. A fonte de todos os defeitos de caráter é o egoísmo. Isso pode ocorrer tanto em pessoas inteligentes e cultas e, até, educadas, quanto em pessoas burras, e ignorantes ou sem educação. O pior é que essa índole má dificilmente se altera e muda para uma boa índole. Infelizmente, a não ser que a pessoa sofra um grande revés, o egoísmo parece ser uma característica inata, mesmo que fortalecido ou atenuado pela educação e pelo contato social. Ele se torna uma forma de ver o mundo difícil de mudar. Não é fácil ser amigo de uma pessoa egoísta, mas o importante é não se dobrar às suas exigências e resistir com altivez. Se isso provocar a perda da amizade, no meu entendimento, é preferível. É bom para um egoísta ver que é malquisto por todo mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário