Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 19 de março de 2013
Gostaria de saber: você conhece o conceito budista de "Anatta" e o que acha dele? Na minha opinião ele é essencial pra se compreender os conceito de "Karma" e "Reencarnação" num sentido diferente do Hunduismo e do Espiritismo
Não concordo com a concepção de Anatta. Prefiro a de Atman, dos hinduístas. Para mim, o "Eu" é individualizado e não algo mutável. Mas não acho que seja parte de Brahman e nem se reencarne. Sansara e karma, são conceitos completamente vazios. Não existem. O "Eu" é formado quando o embrião vira feto e adquire um sistema nervoso. Então ele vai sendo construído pela estruturação cerebral e pelas percepções do mundo. Mas não tem existência independente do organismo. Morre com ele. Não existe dualidade corpo-mente. Só existe o corpo. A mente não é material, mas também não é espiritual, no sentido de "sobrenatural". Trata-se de uma estrutura "em funcionamento", isto é, uma "ocorrência". Tal tipo de entidade dá conta da mente com todos os seus atributos: memória, consciência, sensação, percepção, raciocínio, emoção, sentimento, volição, o "Eu" e tudo o mais. O "Eu" de cada um é único. Jamais será reconstruído em outro corpo. Cada um tem o seu, que acaba com a morte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário