terça-feira, 19 de março de 2013

Gostaria de saber: você conhece o conceito budista de "Anatta" e o que acha dele? Na minha opinião ele é essencial pra se compreender os conceito de "Karma" e "Reencarnação" num sentido diferente do Hunduismo e do Espiritismo

Não concordo com a concepção de Anatta. Prefiro a de Atman, dos hinduístas. Para mim, o "Eu" é individualizado e não algo mutável. Mas não acho que seja parte de Brahman e nem se reencarne. Sansara e karma, são conceitos completamente vazios. Não existem. O "Eu" é formado quando o embrião vira feto e adquire um sistema nervoso. Então ele vai sendo construído pela estruturação cerebral e pelas percepções do mundo. Mas não tem existência independente do organismo. Morre com ele. Não existe dualidade corpo-mente. Só existe o corpo. A mente não é material, mas também não é espiritual, no sentido de "sobrenatural". Trata-se de uma estrutura "em funcionamento", isto é, uma "ocorrência". Tal tipo de entidade dá conta da mente com todos os seus atributos: memória, consciência, sensação, percepção, raciocínio, emoção, sentimento, volição, o "Eu" e tudo o mais. O "Eu" de cada um é único. Jamais será reconstruído em outro corpo. Cada um tem o seu, que acaba com a morte.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails