Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 23 de março de 2013
[paráfrase] Deus, se existir, não tem ética, pois a ética é racional, mas e a razão dele? Os cristãos poderiam afirmar que a razão de Deus é diferente e superior a nossa, por isso a existência do mal." As táboas da lei são um traduções dessa razão.
Eu não dissera que Deus não tem ética e sim que não tem moral. Ética cuida do bem e do mal e não de permissões e proibições. Bem e mal são conceitos racionais humanos. Para Deus não há bem e mal, pois ele seria incapaz de sofrer. Mas ele poderia provocar sofrimento, como, certamente, o fez, na suposição de que exista. E a maior malvadeza dele foi ter feito sofrer o seu filho (como os cristãos supõem que Jesus o fosse) para redimir os pecados da humanidade. Um Deus bondoso simplesmente perdoaria. Dizer que não podemos saber quais as razões de Deus, mas que elas devem ser corretas, pois ele é Deus, é uma suposição totalmente gratuita. Nada há que a suporte a não ser a crença de que de fato existe um Deus e que ele seja justo e bom. Não há evidências de nada disso. Mesmo supondo que ele exista, ser justo e bom é que não é mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário