Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 28 de março de 2014
Você considera que a contribuição da religião para a nossa sociedade é nefasta?Se sim, por quê? Procurei por algum post em seus blogs a respeito desse assunto em específico, mas encontro apenas posts onde você contesta a realidade dos dogmas, não seu impacto nocivo ou inócuo a população. O que acha?
Mesmo que as religiões façam algo de bom para a sociedade, como as atividades filantrópicas ou algum balizamento moral, isso é feito em nome de um princípio ordenador imaginário. Nisso reside a sue perversidade. Tudo o que elas fazem de bom pode ser feito por razões puramente humanistas. Além do mais, agir corretamente e fazer o bem em razão de algum prêmio celestial ou para evitar algum castigo eterno não tem valor nenhum. O bem tem que ser feito por si mesmo, independentemente de qualquer prêmio ou castigo. Mesmo que faça o bem para honrar a Deus, está se iludindo em prestar louvor a algo inexistente. Outro aspecto ruim das religiões é que, normalmente, elas promovem o conformismo com as situações sociais adversas, com a visualização de uma compensação celestial para os sofrimentos terrestres. Isso é ótimo para quem detém o poder e quer explorar o povo. Por isso os poderosos não gostam dos livre-pensadores e dos libertários, que não admitem nenhum tipo de dominação. As religiões, por sua vez, consideram que Deus seja "o senhor", isto é, um déspota, alguém de quem não se pode discordar e se tem que, sempre, obedecer. Isso é muito ruim.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário