Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Ler é uma atividade solitária, e as pessoas tem medo da solidão. Isso seria um dos motivos fortes para, ao longo da história, a leitura não ser uma atividade diária da grande parte da população do nosso país?
Acho que pode ser sim. Pessoas que não possuem grande auto-estima e não sejam seguras de si mesmas, de seu valor, geralmente ficam dependentes de companhia para não se sentirem desamparadas, já que não se mantêm firmes e serenas por si mesmas. O ato de ler, sendo solitário e, alem disso, incitador de reflexão, leva a pessoa ao questionamento de si mesma, o que pode ser apavorante para muitos. Todavia isso é um círculo vicioso. Para se tornar suficiente a si mesma a pessoa vai ter que refletir sobre a vida que leva, mesmo que isso, a princípio, seja tenebroso. É preciso dar um salto no escuro para se encontrar consigo mesmo e passar a apreciar momentos de solidão, nos quais se dedica ao prazer de ler e de pensar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário