Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Professor, acredita que a humanidade está se desprendendo da religião? Quanto tempo acha que vai levar pra abandonarmos a religião?
Depende. Há certos grupos que, de fato, estão deixando de ser religiosos. Outros, contudo, parece que estão se tornando mais ainda. Percebo que o abandono das religiões será fatal, mas, ainda vai demorar algumas centenas de anos. O cristianismo acaba antes, mas o islamismo e o hinduísmo, para mim, estão mais enraizados nas populações. Todavia, à medida que o mundo for se tornando globalmente mais próspero e a pobreza for sendo totalmente erradicada, as religiões perderão sua força perante o povo. Mesmo que muitos ainda mantenham suas crenças, elas não serão vinculadas a religiões institucionalizadas. Isso será ótimo. Mais uns poucos milhares de anos, inclusive, as crenças religiosas desaparecerão. Um dos grandes entraves para isso, por ora, é a erradicação da pobreza na África. Não vai ser fácil levar toda a população africana para um nível, pelo menos, de Portugal, em termos de prosperidade. E não é só a riqueza nacional, e nem a renda per capita. É a homogenização do nível econômico de toda a população.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário