Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Ernesto queria saber se o ponto pequeno que o universo começou a expandir depois no Big bang sempre existiu ? ou seja antes do big bang existia uma coisa né ? essa coisa sempre existiu ? ou em algum momento esse ponto que deu origem ao big bang surgiu do nada ? Abraço.
O que se reduzia a uma singularidade ao iniciar a expansão cósmica não era o Universo e sim o Universo Observável, que hoje tem 92 bilhões de anos-luz de diâmetro. O Universo, como se sabe que é infinito, sempre foi infinito, mesmo ao iniciar a expansão. O espaço que continha o seu conteúdo de campo puro extremamente denso em energia, mas sem matéria e nem radiação, bem como esse conteúdo, eram pré-existentes a essa expansão. Não há nenhuma teoria confirmada a respeito do fato desse conteúdo pré-existente ter tido um surgimento imediatamente antes da expansão (isto é, já surgiu expandindo), ou se existia imperturbado antes da expansão. Penso que surgiu expandindo, pois a existência de um espaço e um conteúdo sem passagem de tempo (que não haveria por ser tudo estático), para mim, não tem significado, já que existir é estar presente no tempo. Esse surgimento se deu sem ter do que provir, isto é, "de nada". Mas não "do nada", pois "nada" não é algo. Do mesmo modo que sem razão e nem propósito. O interessante é que, mesmo a concepção de que esse surgimento tenha sido uma "criação" por ato de alguma entidade extrínseca ao Universo, considera que não houve nada a partir de que o Universo tenha sido criado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário