Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 17 de maio de 2015
Ernesto, boa noite, qual é a sua opinião a respeito da homeopatia? Já fez uso dela? Acha que a homeopatia é uma ofensa ao que já é de fato comprovado?
Não acho que a homeopatia seja uma prática eficaz em grande parte dos casos. Pode ser que ela funcione em alguns, ou como efeito placebo, ou como indutor da produção de anticorpos, no caso de se tentar curar um mal pela administração do fator que o provoque, em doses baixas, como nas vacinas. O que eu vejo que não tem validade é aquele princípio homeopático da diluição ser um fator reforçador do efeito. Uma concepção homeopática que considero válida é a de tratar do doente e não da doença. O organismo é um conjunto em que tudo interage, de modo que se tem que tratar o todo. A excessiva especialização hoje vigente na medicina não é tão boa, porque se perdeu a figura do "Clínico Geral". Aliás, atualmente, antes de se consultar, o paciente tem que adivinhar qual a sua doença para escolher que médico consultar. E se não adivinhar e consultar o médico errado, ele poderá dizer que a pessoa tem mesmo a doença de que ele é especialista e passar um tratamento que não levará à cura, pois a doença é outra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário