Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 17 de maio de 2015
Os macetes facilitam o aprendizado. Por exemplo, muitos professores de cursinho ensinam músicas e frases adaptadas para que os alunos gravem de vez o conteúdo, sem esquecer.
Esse tipo de aprendizado não é significativo. Fórmulas e frases não são para serem decoradas. São para serem entendidas de modo que, a cada momento que sejam necessárias, o próprio estudante as deduzam. Se forem feitos exercícios bem preparados (inventados pelo professor e não tirados de outros livros), contextualizados adequadamente, se aprenderão as relações existentes entre os conceitos naquela situação e, com isso, quando preciso, a mente reconstruirá a fórmula ou a frase que declare o que se pretende. Para isso o aprendizado tem que ser feito pela redescoberta, isto é, fazendo o estudante ser, ele mesmo, um cientista que descubra as leis da natureza ou um investigador que, pelas pistas, conclua o que se pretende saber a respeito de fatos históricos, geográficos, filosóficos, sociológicos, biológicos, psicológicos. Isso é que é um aprendizado significativo. Porque o professor não ensina. Ele provoca o aprendizado,
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário