domingo, 17 de maio de 2015

Os macetes facilitam o aprendizado. Por exemplo, muitos professores de cursinho ensinam músicas e frases adaptadas para que os alunos gravem de vez o conteúdo, sem esquecer.

Esse tipo de aprendizado não é significativo. Fórmulas e frases não são para serem decoradas. São para serem entendidas de modo que, a cada momento que sejam necessárias, o próprio estudante as deduzam. Se forem feitos exercícios bem preparados (inventados pelo professor e não tirados de outros livros), contextualizados adequadamente, se aprenderão as relações existentes entre os conceitos naquela situação e, com isso, quando preciso, a mente reconstruirá a fórmula ou a frase que declare o que se pretende. Para isso o aprendizado tem que ser feito pela redescoberta, isto é, fazendo o estudante ser, ele mesmo, um cientista que descubra as leis da natureza ou um investigador que, pelas pistas, conclua o que se pretende saber a respeito de fatos históricos, geográficos, filosóficos, sociológicos, biológicos, psicológicos. Isso é que é um aprendizado significativo. Porque o professor não ensina. Ele provoca o aprendizado,

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails