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domingo, 17 de maio de 2015
Você ensinava macetes para os seus alunos de terceiro ano, na preparação para o vestibular?
De jeito nenhum. Sou inimigo figadal de macetes. Não ensino mesmo. Primeiro porque macetes não produzem aprendizado e quem, realmente, passa nos exames vestibulares e outros são as pessoas que, de fato, "sabem" os conteúdos e dominam as habilidades em usá-los e não quem conhece "macetes". Segundo porque, se alguém é aprovado em um exame, sem saber a matéria, porque faz uso de macetes, essa pessoa não merece ter sido aprovada e não deveria ter sido aprovada, pois está tirando o lugar de outra que poderia saber mais do que ela mas não conhece "macetes". Isso é uma injustiça do tipo dois, isto é, conceder merecimento a quem não merece. A do tipo um é negar merecimento a quem mereça. Não acho que seja correto alguém entrar para uma universidade por meio de truques, sem estar mesmo sabendo a matéria. Quem não sabe, que não seja aprovado. O objetivo do estudo não é a aprovação e sim o aprendizado. Que, em decorrência, possibilita a aprovação. Mas aprovação sem aprendizado é imoral.
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